O que você precisa saber sobre redes

25 Mitos – O que você precisa saber sobre Redes
17/10/2015
REDES #COMOFAZ
20/10/2015

Um grupo de pesquisadores da Escola-de-Redes compilou os 25 MITOS principais que circulam por aí sobre as redes sociais e estão confundindo as pessoas.

Esses mitos são:

1) A rede é a internet

2) Facebook e Twitter são hoje as principais redes sociais

3) As redes têm que ser descentralizadas

4) Redes sociais são participativas

5) Redes sociais são poderosas ferramentas tecnológicas

6) É importante definir o propósito de uma rede

7) Em rede todos devem ser iguais

8) Em rede tudo deve ser gratuito

9) Em rede ninguém pode liderar

10) Decisões em uma rede têm que ser tomadas por consenso

11) Uma boa rede é aquela composta por pessoas conscientes e éticas

12) A maioria das pessoas ainda não está preparada para viver em rede

13) Não se pode organizar nada sem um mínimo de hierarquia

14) Rede é uma ideia super legal, mas muito utópica

15) Rede é um novo tipo de organização

16) O segredo é combinar rede com hierarquia na dose certa

17) Redes são boas, mas para serem úteis e proveitosas, devem ser monitoradas

18) Nas redes o mais importante é saber separar o conteúdo bom do conteúdo ruim

19) O problema das redes é que elas não duram

20) A rede é um instrumento para realizar a mudança

21) Redes são representações de grupos sociais

22) Primeiro existem os indivíduos e depois, quando eles se relacionam, surge a rede

23) Existem redes boas e redes ruins (por exemplo, Al Qaeda)

24) A qualidade da rede é mais importante do que o número de membros

25) Uma boa rede depende da qualidade das conexões

E agora lançamos um desafio: vamos desvendar juntos esses mitos e ampliar nossa compreensão sobre as redes sociais – o que elas são e como realmente funcionam. No percurso, vocês vão descobrir o poder das redes e como elas estão transformando tantos aspectos da nossa vida: a tecnologia, a aprendizagem, as empresas, as ONGs, as escolas, a convivência e até a política.

Vocês aceitam o desafio?

As inscrições se encerram daqui a 10 dias, ou seja, no dia 28 de outubro de 2015, que é também o dia do início do programa.

VEJAM COMO VAI FUNCIONAR

1 – Vamos formar uma comunidade online de investigação, unindo participantes e organizadores do programa em uma plataforma exclusiva.

2 – Nosso objetivo é claro: desvendar os 25 mitos sobre redes (quer dizer, as 25 crenças mais comuns sobre o tema) em 10 dias! Todos os participantes poderão contribuir trazendo ideias, referências, dúvidas – o que quiserem. A interação será livre e aberta. Essas conversas criativas vão gerar um percurso inédito de aprendizagem, permitindo que vocês se aprofundem no assunto e contribuam como quiserem para essa pesquisa.

3 – No 11º dia, haverá uma conferência virtual com os organizadores do programa: um bate-papo online com os pesquisadores da Escola-de-Redes, compartilhando o olhar da Nova Ciência das Redes para os 25 Mitos. Vocês poderão interagir em tempo real, enviando perguntas e comentários!

4 – Alguns dias após a conferência virtual, lançaremos um ebook inédito abordando ponto-a-ponto cada um dos 25 Mitos. O livro trará materiais complementares e referências para quem quiser ir mais fundo em seu estudo sobre redes. Também será enriquecido com descobertas, perguntas e contribuições selecionadas de nossa comunidade online de investigação. Em certo sentido, todos poderão ser co-autores desse livro de referência.

5 – Em reconhecimento à sua companhia e contribuição nesse programa, se vocês autorizarem, nós incluiremos seus nomes em destaque nesta publicação exclusiva! O livro será gratuito, mas quem quiser também poderá apoiar a equipe comprando-o na Amazon ou em outros lugares.

6 – É claro que o programa é pago, mas o preço é bem acessível (R$ 140,00, que podem ser pagos em até 10 X 14,00). Programas como este são pagos porque, para criá-los e desenvolve-los, várias pessoas tiveram que trabalhar profissionalmente e precisam ser remuneradas para sobreviver e continuar criando e desenvolvendo novos programas. Não temos qualquer tipo de financiamento institucional. Somos um cluster de inteligência cooperativa que está se formando e gerando uma constelação de empreendimentos em rede.

Que tal? Gostaram da proposta? As inscrições se encerram daqui a 1o dias, ou seja, no dia 28 de outubro de 2015, que é também o dia do início do programa. Cliquem no link abaixo para saber mais e fazer suas inscrições.

http://www.redes.org.br/25mitos

  • Não consegui até agora acessar o hangout sobre “O que você preisa saer sobre redes.” e preciso muito desta oportunidade. Já enviei msg para contato@redes.org.br e par o Augusto mas ainda não localizei algum orientação. Vou perder hoje. Tentarei novamente amanhã! HOJE, FICAREI CARENTE… O que se ha de fazer!

  • Redes

    Olá Daniela, tudo bom? Envia um email para contato@redes.org.br que lhe daremos todo suporte! Obrigado!

  • Daniela Reis

    Eu estou tentando, mas não consegui. Cliquei no botão que daria um desconto especial, imagino que para pagamento à vista. Daí me levou a um cadastro, que preenchi e fiz uma senha, mas não apareceu nada sobre o desconto e nem como posso me inscrever.

  • marcelomaceo

    Quem vem? Um programa totalmente interativo!