Um grupo de pesquisadores da Escola-de-Redes compilou os 25 MITOS principais que circulam por aí sobre as redes sociais e estão confundindo as pessoas.
Esses mitos são:
1) A rede é a internet
2) Facebook e Twitter são hoje as principais redes sociais
3) As redes têm que ser descentralizadas
4) Redes sociais são participativas
5) Redes sociais são poderosas ferramentas tecnológicas
6) É importante definir o propósito de uma rede
7) Em rede todos devem ser iguais
8) Em rede tudo deve ser gratuito
9) Em rede ninguém pode liderar
10) Decisões em uma rede têm que ser tomadas por consenso
11) Uma boa rede é aquela composta por pessoas conscientes e éticas
12) A maioria das pessoas ainda não está preparada para viver em rede
13) Não se pode organizar nada sem um mínimo de hierarquia
14) Rede é uma ideia super legal, mas muito utópica
15) Rede é um novo tipo de organização
16) O segredo é combinar rede com hierarquia na dose certa
17) Redes são boas, mas para serem úteis e proveitosas, devem ser monitoradas
18) Nas redes o mais importante é saber separar o conteúdo bom do conteúdo ruim
19) O problema das redes é que elas não duram
20) A rede é um instrumento para realizar a mudança
21) Redes são representações de grupos sociais
22) Primeiro existem os indivíduos e depois, quando eles se relacionam, surge a rede
23) Existem redes boas e redes ruins (por exemplo, Al Qaeda)
24) A qualidade da rede é mais importante do que o número de membros
25) Uma boa rede depende da qualidade das conexões
E agora lançamos um desafio: vamos desvendar juntos esses mitos e ampliar nossa compreensão sobre as redes sociais – o que elas são e como realmente funcionam. No percurso, vocês vão descobrir o poder das redes e como elas estão transformando tantos aspectos da nossa vida: a tecnologia, a aprendizagem, as empresas, as ONGs, as escolas, a convivência e até a política.
Vocês aceitam o desafio?
As inscrições se encerram daqui a 10 dias, ou seja, no dia 28 de outubro de 2015, que é também o dia do início do programa.
VEJAM COMO VAI FUNCIONAR
1 – Vamos formar uma comunidade online de investigação, unindo participantes e organizadores do programa em uma plataforma exclusiva.
2 – Nosso objetivo é claro: desvendar os 25 mitos sobre redes (quer dizer, as 25 crenças mais comuns sobre o tema) em 10 dias! Todos os participantes poderão contribuir trazendo ideias, referências, dúvidas – o que quiserem. A interação será livre e aberta. Essas conversas criativas vão gerar um percurso inédito de aprendizagem, permitindo que vocês se aprofundem no assunto e contribuam como quiserem para essa pesquisa.
3 – No 11º dia, haverá uma conferência virtual com os organizadores do programa: um bate-papo online com os pesquisadores da Escola-de-Redes, compartilhando o olhar da Nova Ciência das Redes para os 25 Mitos. Vocês poderão interagir em tempo real, enviando perguntas e comentários!
4 – Alguns dias após a conferência virtual, lançaremos um ebook inédito abordando ponto-a-ponto cada um dos 25 Mitos. O livro trará materiais complementares e referências para quem quiser ir mais fundo em seu estudo sobre redes. Também será enriquecido com descobertas, perguntas e contribuições selecionadas de nossa comunidade online de investigação. Em certo sentido, todos poderão ser co-autores desse livro de referência.
5 – Em reconhecimento à sua companhia e contribuição nesse programa, se vocês autorizarem, nós incluiremos seus nomes em destaque nesta publicação exclusiva! O livro será gratuito, mas quem quiser também poderá apoiar a equipe comprando-o na Amazon ou em outros lugares.
6 – É claro que o programa é pago, mas o preço é bem acessível (R$ 140,00, que podem ser pagos em até 10 X 14,00). Programas como este são pagos porque, para criá-los e desenvolve-los, várias pessoas tiveram que trabalhar profissionalmente e precisam ser remuneradas para sobreviver e continuar criando e desenvolvendo novos programas. Não temos qualquer tipo de financiamento institucional. Somos um cluster de inteligência cooperativa que está se formando e gerando uma constelação de empreendimentos em rede.
Que tal? Gostaram da proposta? As inscrições se encerram daqui a 1o dias, ou seja, no dia 28 de outubro de 2015, que é também o dia do início do programa. Cliquem no link abaixo para saber mais e fazer suas inscrições.