Módulo 5
Existe uma verdade política? A política é uma ciência? Quais as diferenças entre episteme, techné e doxa? Os seres humanos são capazes de se autoconduzir a partir de suas livres opiniões?
Teste 5
Há várias combinações de sentenças que podem ser consideradas "corretas". Escolha sempre aquelas que lhe pareçam ser as melhores alternativas do ponto de vista da democracia.
01 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s):
I – Em autocracias sempre existe uma verdade política que foi apropriada por alguém.
II – A democracia tem a obrigação de aceitar (no sentido de admitir em princípio o proferimento de) todas as verdades.
III – A democracia não tem a obrigação de aceitar (substantivamente) aquelas verdades que buscam legitimar a ilegitimidade do outro.
IV – Na democracia uma opinião pode ser desqualificada, mas não em princípio (salvo as opiniões que tentam legitimar a ilegitimidade do outro).
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) I e II
f) I, II e III
g) I, II, III e IV.
02 – Examine as sentenças abaixo e escolha as piores alternativas do ponto de vista da democracia.
I – Nas autocracias, sempre existem crenças – estabelecidas por fora do processo político (ou que pairam acima desse processo) – que, de algum modo, servem de critério para eleger uma ideologia política como mais verdadeira ou mais correta do que outra.
II – A ciência deveria ser o critério para sabermos se uma proposta é correta e não o volúvel processo de debate entre opiniões desqualificadas proferidas por cidadãos sem conhecimento suficiente das matérias em discussão.
III – Se o saber é um valor, a valorização do saber (técnico, científico ou filosófico) é sempre boa.
IV – Nem todo sistema meritocrático é autocrático (do contrário as organizações voltadas à produção do conhecimento, como os centros de pesquisa e as universidades seriam antidemocráticas).
a) I e II
b) II e III
c) III e IV
d) I, II e III
e) II, III e IV
f) I, II, III e IV.
03 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia:
I - Nem sempre os seres humanos são capazes de se conduzir por si mesmos (do contrário não teria nenhum sentido a existência de governos).
II - Nem sempre a liberdade de opinião é melhor do que a ordem do saber (do contrário de nada valeria o conhecimento).
III - Nem sempre a chamada sabedoria tradicional é autocrática.
IV – Nem sempre desvalorizar a liberdade de opinião, substituindo a imprevisibilidade da política pelo planejamento qualificado e informado dos portadores do saber, conduz à autocracia.
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) I e II
f) II e III
g) III e IV
h) Nenhuma das alternativas anteriores.
04 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s).
I - Sabedoria não significa democracia nem constitui um requisito para a boa prática democrática.
II - O conjunto dos ensinamentos oriundos da sabedoria política tradicional, em geral induz a um comportamento que gera inimizade e que, consequentemente, exige a prática da política como “arte da guerra”.
III – A ética da política (e não na política) só pode ser a democratização.
IV – Um governo de sábios seria necessariamente um governo autocrático.
a) I, II, III e IV
b) I, II e III
c) IV
d) III
e) II
f) I
g) Nenhuma das alternativas anteriores.
05 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia.
I - A política (a política propriamente dita, ex parte populis), tem sempre o desfecho aberto, é sempre imprevisível.
II - Não é possível gerar ordem espontaneamente a partir da interação.
III - Não se pode provar que a resultante do entrechoque de múltiplas opiniões que refratam interesses distintos e, em muitos casos, contrários, existentes em uma sociedade onde se exercita um processo democrático de decisão, seja melhor, para o presente e para o futuro daquela sociedade, do que a decisão tomada por apenas algumas pessoas portadoras de conhecimentos acumulados sobre a matéria que está sendo objeto da decisão.
IV - A aposta de que os seres humanos podem se conduzir a partir das suas livres opiniões – que define a democracia política como liberdade de opinião contra a autocracia iluminada como ordem dos sábios, como toda autocracia o é em alguma medida – é uma aposta de que os seres humanos deixados a si mesmos saberão formar coletivos convivenciais estáveis, não tendo uns que assumir a tutela de outros, em nome de seu suposto saber e em virtude de seu efetivo poder, para regular heteronomamente os conflitos; ou seja, é uma aposta contra a inexorabilidade da (autocrática) solução hobbesiana.
V - Desvalorizar a liberdade de opinião, substituindo a imprevisibilidade da política pelo planejamento qualificado e informado dos portadores do saber, conduz à autocracia.
VI - Onde não existe lugar para o acaso também não há lugar para a liberdade. Se existe sempre um plano diretor regendo tudo, a liberdade não passa de uma liberdade de concordar – o que nega a ideia de liberdade.
Escolha agora:
a) II
b) I, III, IV, V e VI
c) I, II, IV, V e VI
d) I, IV, V e VI
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
Formulário para resposta