humana | hipótese 3

Hipótese 3

A aprendizagem ocorre em seres vivos (organismos, partes de organismos e ecossistemas) e em redes de seres vivos (conjuntos de seres vivos em interação), em redes de seres não-vivos (capazes de interagir) e em seres sociais (pessoas ou redes de pessoas).

 

 

 

  • Ivane Almeida Duvoisin

    Oi Marcelo! Fiquei provocada pela afirmação que fazes, de que a aprendizagem ocorrem em redes de seres vivos… e em seres sociais (pessos ou redes de pessoas). Compreendo a aprendizagem como um processo interno so sujeito. Digo que houve aprendizagem quando um conhecimento novo se ancora, ou seja, estbelece relações com um conhecimento que o sujeito já possui, modificando suas estruturas cognitivas anteriores, modificando comportamentos, pensamentos. As interações na rede possibilitam essa aprendizagem, mas não compreendo como a aprendizagem possa ser característica das Redes ( no plural)

    • augustodefranco

      Vou repetir aqui uma resposta que dei lá no curso Humana.Social (Mentoria):

      Ou Ivane, o que está dito é que tudo que aprende tem o padrão de rede, como o seu cérebro, por exemplo, que é uma rede neuronal com topologia mais distribuída do que centralizada. Aprender não apreender o mundo e sim mudar com o mundo, como diz o Maturana. Ora, só o que tem o padrão de rede pode fazer isso, se adaptar continuamente e congruentemente às mudanças do meio ou das circunstâncias. Sim, são sempre redes que aprendem, mas é preciso entender o que é rede. No caso da aprendizagem humana, as redes em questão são redes sociais e redes sociais não são mídias sociais (como o Facebook ou o Twitter), não são instrumentos, ferramentas, dispositivos, tecnologias e sim pessoas interagindo. Em rede somos pessoas, não indivíduos isolados, como se fôssemos íons vagando num meio gelatinoso. Em rede, nós, os humanos propriamente ditos, somos pessoas, emaranhados de relacionamentos. Por isso pode-se dizer que pessoa já é rede. A aprendizagem, numa visão interativista, não é cognitivista. Dizer que ela é interativista significa dizer que o conteúdo não é determinante (não é a transmissão ou a absorção ou o arquivamento de um conteúdo e é por isso que pode-se dizer que as interações não são instrutivas). Para aprofundar este ponto leia esta página do Humana: http://humana.social/a-visao-interativista/

      • Rhanilton Roberto

        se as interações não são instrutivas, se nao ha transmissão, absorção ou arquivamento de conteudo, porque ocorrem as interações? as interações ocorrem para que a pessoa ou a rede aprenda? é para mudar de comportamento? ter um novo agir sobre o mundo? o que é aprender em rede? é acessar a informações ou conteudos? aprender é mudar com o mundo? aprende–se para que? aprender tem proposito? agora fiquei na dúvida…
        Creio que as interações são realizadas para que a pessoa possa ter um novo agir sobre o mundo, más é só um novo agir? e se não for um novo agir, mas continuar tendo o mesmo comportamento haveria aprendizagem?

  • marcelomaceo

    cc

  • marcelomaceo

    A aprendizagem ocorre em seres vivos (organismos, partes de organismos e ecossistemas) e em redes de seres vivos (conjuntos de seres vivos em interação), em redes de seres não-vivos (capazes de interagir) e em seres sociais (pessoas ou redes de pessoas).

  • marcelomaceo

    03

  • marcelomaceo

    Interação nesta hipótese 3