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Hipótese 4

O animal humano (o indivíduo da espécie Homo Sapiens) pode aprender por meio de processos que são comuns aos seres vivos. Esses processos são interativos (não-instrutivos).

 

 

 

  • Ivane Almeida Duvoisin

    Vigotsky nos mostrou com muita propriedade a importância das interações sociais nos processos de aprendizagem. Aliás, sua teoria interacionista foi um avanço nas teorias cognitivistas Piagetianas, ampliando essas teorias para um cognotivismo interacionista. Aliás, penso que é mais do que “pode aprender” penso que podemos afirmar que só pode haver aprendizagem em processos interativos, como afirma Freire: Ninguem aprende sozinho.

    • augustodefranco

      Pois é. Mas Vigotsky tinha uma visão cognitivista da aprendizagem, ainda que achasse que isso dependia da interação. O interacionismo de que tratamos aqui é não-cognitivista. Quando se fala, “ninguém aprende sozinho”, isso pode significar duas coisas. Em sentido fraco é que as pessoas adquirem conhecimento nos relacionamentos. Em sentido forte significa que o humano propriamente dito (a pessoa) já é rede. Releia, por favor, a resposta que já demos no curso (mentoria) Humana.Social:

      Ou Ivane, o que está dito é que tudo que aprende tem o padrão de rede, como o seu cérebro, por exemplo, que é uma rede neuronal com topologia mais distribuída do que centralizada. Aprender não apreender o mundo e sim mudar com o mundo, como diz o Maturana. Ora, só o que tem o padrão de rede pode fazer isso, se adaptar continuamente e congruentemente às mudanças do meio ou das circunstâncias. Sim, são sempre redes que aprendem, mas é preciso entender o que é rede. No caso da aprendizagem humana, as redes em questão são redes sociais e redes sociais não são mídias sociais (como o Facebook ou o Twitter), não são instrumentos, ferramentas, dispositivos, tecnologias e sim pessoas interagindo. Em rede somos pessoas, não indivíduos isolados, como se fôssemos íons vagando num meio gelatinoso. Em rede, nós, os humanos propriamente ditos, somos pessoas, emaranhados de relacionamentos. Por isso pode-se dizer que pessoa já é rede. A aprendizagem, numa visão interativista, não é cognitivista. Dizer que ela é interativista significa dizer que o conteúdo não é determinante (não é a transmissão ou a absorção ou o arquivamento de um conteúdo e é por isso que pode-se dizer que as interações não são instrutivas). Para aprofundar este ponto leia esta página do Humana: http://humana.social/a-visao-interativista/

  • marcelomaceo

    dd

  • marcelomaceo

    O animal humano (o indivíduo da espécie Homo Sapiens) pode aprender por meio de processos que são comuns aos seres vivos. Esses processos são interativos (não-instrutivos).

  • marcelomaceo

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  • marcelomaceo

    Interação nesta hipótese 4