O programa INOVA-EDU - Ambientes inovadores de aprendizagem está sendo transformado no programa HUMANA.SOCIAL - Aprendizagem Interativa. O novo programa HUMANA.SOCIAL - Aprendizagem Interativa compreende todo o conteúdo do antigo INOVA-EDU e acrescenta várias outros tópicos relativos à aprendizagem tipicamente humana, não apenas no que tange aos ambientes favoráveis à inovação, mas sobretudo aos processos de rede capazes de estimular à criatividade.

Como inovar em processos educacionais?
Como criar processos de aprendizagem mais interativos, que estimulem a criatividade?

Este é um dos principais desafios das organizações na atualidade, sobretudo dos educadores. Os métodos tradicionais estão ultrapassados porque não conseguem acompanhar as mudanças alucinantes de um mundo cada vez mais conectado. Eles também não conseguem despertar nas pessoas o desejo de aprender e a paixão por investigar, descobrir, criar e inventar. O programa HUMANA.SOCIAL (antigo INOVA-EDU) foi desenhado para ajudar pessoas e organizações a realizar a mudança para um processo de aprendizagem mais interativo. De forma direta e prática você vai ter oportunidade de aprender como configurar ambientes interativos de cocriação e de investigação-aprendizagem que potencializam as relações colaborativas, permitem o exercício da autonomia pessoal e despertam o espírito criativo.

inscreva-seinscreva-se2

DESCUBRA formas práticas e inéditas para inovar em ambientes de aprendizagem, criação e pesquisa.
COMPREENDA as novas formas interativas de aprender que estão emergindo em toda parte e serão predominantes em uma sociedade cada vez mais conectada.
SEJA CAPAZ de configurar novos ambientes de aprendizagem mais significativos, criativos, estimulantes e diversificados.
CRIE espaços e dinâmicas mais favoráveis à investigação-aprendizagem e à construção de relações colaborativas entre as pessoas.
APRENDA a aplicar todas essas mudanças em seus ambientes físicos, virtuais e sociais.

  • Podem ser instalados na forma de projeto-piloto, laboratório ou como atividade complementar, de acordo com o desejo da organização ou das pessoas envolvidas.
  • Sua aplicação é customizável, adaptando-se a diversas realidades organizacionais e sociais.
  • Potencializam processos internos de aprendizagem, investigação e criação.
  • Aumentam o capital social e a inovatividade das organizações onde ocorrem.
  • Promovem relações mais humanizadas e colaborativas entre as pessoas da organização.
  • Estimulam uma postura de aprendizagem ativa e criadora. 
  • Gera espaços significativos onde as pessoas possam investigar, descobrir e inventar, estabelecer conexões e reconhecer padrões, empatizar e colaborar com outras pessoas, desenvolvendo sua inteligência tipicamente humana (para além da capacidade mecânica de resolver problemas e outros processos cognitivos que podem ou poderão ser desempenhados por máquinas).
  • Em organizações educacionais: ampliam os espaços e possibilidades de aprendizagem disponíveis e permitem a criação de novos processos inovadores.
  • Em empresas: ensejam novos processos de educação corporativa e dinamizam áreas ligadas à inovação, criação, pesquisa e desenvolvimento.
  • Em universidades e centros de pesquisa: criam condições para processos mais ativos e colaborativos de investigação, pesquisa e prática científica.
  • Para empreendedores: podem inspirar a criação de novos processos, produtos e serviços educacionais inovadores.
  • Para pessoas: favorecem a aprendizagem pessoal, de seus filhos e em espaços educacionais informais.
  • Dão total autonomia à organização. Uma vez aprendida a tecnologia HUMANA.SOCIAL com este programa, o próprio staff interno é capaz de configurar os novos ambientes. Não há obrigatoridade de contratar consultorias externas, nem de adquirir novos recursos tecnológicos ou novos materiais didáticos.
inscreva-seinscreva-se2

E ainda...

  • Babette de Almeida Prado Mendoza
    Abordagem singular da temática. O programa trouxe conteúdo novo e problematizações nas quais eu não havia pensado. Valeu muito a pena! As referência também alimentarão o caminho das próxima pesquisas.
    Babette de Almeida Prado Mendoza
  • José Gilberto Formanski
    Estou aplicando na empresa em que trabalho. Já percebo os resultados positivos.
    José Gilberto Formanski
  • Sandra Celano
    Foi muito bom fazer este curso, até para confirmar o que já venho aprendendo e experimentando nas investigações sobre redes. Cada vez acredito mais neste olhar para as interações humanas, pois os resultados surpreendem, aquecem o coração. Muito a aprender, mas já deu pra sentir o gostinho de inovação.
    Sandra Celano
  • Ludmila Maria Majerovicz
    O programa foi muito revelador. Tenho estudado, investigado e participado de muitas conversas sobre as novas tendências na educação, unschooling, aprendizagem viva, etc., mas estava um pouco perdida em como realizar isso. O programa me mostrou como.
    Ludmila Maria Majerovicz
A tecnologia de configuração de ambientes inovadores de aprendizagem (do antigo programa INOVA-EDU) foi elaborada a partir de quase duas décadas de estudos sobre a formação do chamado capital social e sobre a morfologia e a dinâmica da sociedade-em-rede, de investigações e experimentações sobre configurações sociais favoráveis à criatividade e à colaboração. É uma aplicação das conclusões de uma rede de investigadores dedicados à elaboração de uma visão interativista da aprendizagem – um novo corpo teórico explicativo da aprendizagem humana. Na sua versão antiga ela foi elaborada por Augusto de Franco, Giovanni Bianco, Juliano Morini, Marcelo Maceo e Thiago Padovan. Na sua nova versão ela está sendo desenvolvida pelos pesquisadores associados à comunidade de investigação do projeto Humana.Social.

Dúvidas? Deixe seu comentário:

  • Pessoal, tudo bem? Eu comprei o INOVA-EDU em 2015 e nunca consegui fazer por vários motivos (um deles é que virei mãe e não me sobrou mais muito tempo para pesquisa). Mas agora queria voltar. Eu perdi o acesso a todo conteúdo?

  • OSANIR ARAUJO MENDES

    Olá bom dia. Também gostaria de fazer o Curso. Como e onde realizar a minha inscrição?

  • Diana Brito

    Boa tarde, tenho interesse em participar neste curso. enviei um email mas ainda não obtive resposta. Ainda é possível participar?

  • Ronaldo Rodrigues de Carvalho

    Boa tarde! Tem um prazo para fazer a inscrição e começar o curso?

    • marcelomaceo

      Olá Ronaldo, para fazer o curso Humana.Social não há prazo. Você realiza ele no seu tempo e para sempre estará disponível para você. Mas gostaria de lhe dar um dica. Estamos pra iniciar uma Mentoria baseada no curso. Fazendo a mentoria, o curso você ganha! Veja mais informações aqui: http://humana.social/mentoria e se tiver interesse e quiser tirar dúvida, me chama inbox em facebook.com/marcelomaceo ou pelo email marcelomaceo@gmail.com

  • Capitu Nascimento

    O bônus (R$900,00)para o 1o. lote dá chance de fazer de graça o curso?

  • Paulo César Araújo

    Eu já fui aluno no antigo Inova-Edu, é possível ter acesso a esse conteúdo? Ou antigo?

    • marcelomaceo

      Oi Paulo, tudo joia? O ambiente é o mesmo! Todas as atualizações são realizadas no mesmo ambiente que você já possui acesso! Valeu!

      • Paulo César Araújo

        Gratidão pelo retorno Marcelo, tudo bem. Eu já consegui ter acesso ao material novamente e estou retomando os estudos.

  • Ivane Almeida Duvoisin

    Ainda há tempo de começar o curso?

    • marcelomaceo

      Com certeza Ivane! Eu já lhe respondi o email! Até breve!

    • marcelomaceo

      Olá Ivane, tudo joia? Viu nossa mentoria? Acesse http://humana.social/mentoria

  • Margareth Souza

    Ola! A proposta se aplica desvinculada do foco via educação digital?

    • marcelomaceo

      Oi Margareth, acho que não entendi sua pergunta. Poderia reformular? Abraço!

      • Margareth Souza

        Bom dia Marcelo!

        Minha pergunta foi para esclarecer se a proposta caminhava pelo ensino EAD, mas depois encontrei a página que explicava a proposta, e achei muito interessante, à nível de pesquisa científica. Muito bom!
        Acabo de me aposentar da área administrativa, sou arteterapeuta e venho me preparando para ensinar especiais, com foco em autismo.
        Pensando em me inscrever no curso, mas estou em fase final de uma pós em psicopedagogia e no início de uma especialização em autismo, as duas on-line. Receio não dar conta de tanta informação.
        Poderia sugerir alguns pontos fortes do curso?

        Paz e bem,
        Margareth Souza

        • marcelomaceo

          Legal! Olha, é a última turma desse curso que estamos oferecendo, e acho que ele poderá ajudar muito no seu projeto. Não se preocupe com o seu tempo. Garante ele agora, pois o curso ficará no ar para os membros por tempo indeterminado, e você poderá fazê-lo de acordo com sua disponibilidade. Com base na visão interativista, http://humana.social/a-visao-interativista/ nós ficamos em como configurar os espaços físicos, virtuais e sociais para que o processo de aprendizagem ocorra com liberdade, proporcionando a emergência de criatividade, inovação e cooperação entre os envolvidos. Vem junto! Abração!

          • Margareth Souza

            Eu de novo Marcelo!

            É demais perguntar pq será a última turma se é bom?

            Terá um novo formato?

            Simulei o preço com vale PRESENTE e o curso sairia por 300 reais, é possível mais algum desconto?
            Grata pela atenção!

            Paz e bem,
            Margareth Souza

          • marcelomaceo

            Oi Margareth! É o maior desconto que conseguimos sim. Você pode parcelar ele em até 12x se preferir, sai menos de 30 reais por mês.
            É a última turma deste curso porque ele já existe há mais de um ano, e neste período tivemos duas coisas principais:
            1) na interação com as pessoas que fizeram, podemos identificar várias coisas que devem ser incorporadas e/ou modificadas para melhorar ainda mais a experiência de quem faz;
            2) o curso é a aplicação prática de um processo permanente de investigação de uma teoria interativista da aprendizagem. (http://humana.social/a-visao-interativista/) e neste período fizemos várias outras descobertas e amadurecemos outras ideias que nos permitem criar novas aplicações práticas.
            Por tudo isso, estamos fazendo esta última turma com o modelo atual com um valor bem mais acessível para quem conseguiu o cupom, e estamos já na co-criação de algo totalmente novo pra lançar ano que vem.
            😉

  • Sergio

    Se eu posso começar o curso a qualquer momento e ditar meu próprio ritmo no acompanhamento das aulas, entendi que não são formadas turmas, certo? Se não existem turmas, como se dá a interação entre os alunos, visto que podem estar em diferentes etapas do curso?

    • marcelomaceo

      Olá Sergio, durante algum tempo (o curso existe há mais de um ano) nós fizemos turmas com início na mesma data e uma previsão desejável do fim do curso. Depois, percebemos que muitas pessoas perdiam o ritmo por inúmeros motivos, e isso acabava desmotivando a conclusão do curso. Então, hoje o ambiente de interação envolve todas as turmas passadas já, e deixamos livre o ritmo com que cada um pode fazer. Quando há qualquer interação, todas as pessoas inscritas no curso (a qualquer tempo) recebem a mensagem, e o diferente entendimento de cada módulo do curso por pessoas diferentes estimula algo que falamos bastante no HUMANA.SOCIAL, que é o alterdidatismo. O resultado e a experiência de todos após fazermos isso foi muito melhor que antes. 😉

    • marcelomaceo

      Oi Sergio, vc viu nossa mentoria? (http://humana.social/mentoria)

  • Patricia Leiva

    Oi Marcelo. O assunto me interessa muito embora seja leiga. Sou mãe de 2 crianças de 11 e 8 anos e tenho me interessado pelo homeschooling. No que este curso poderia me ajudar na implementação deste projeto?

    • marcelomaceo

      Oi Patrícia! Com certeza irá lhe ajudar. Acabei de lhe responder o email que enviou. Obrigado!

    • marcelomaceo

      Oi Patricia, vc viu nossa mentoria? (http://humana.social/mentoria)

  • Tarcísio Tamarozi

    Olá, gostaria de saber se durante o curso existe contato com alguma tutoria, grupo de pessoas, etc? Ou o curso consiste no programa de EAD e o material?

    Grato desde já.

    • marcelomaceo

      Tarcísio, tudo jóia? Todo o ambiente do curso está configurado para livre interação. Portanto, qualquer dúvida, ideia, sugestão etc podem ser compartilhados com todos de acordo com o assunto de cada módulo. Dessa forma, tanto os co-criadores do curso quanto inclusive as pessoas que estão fazendo podem trocar experiências e aprendizados.

    • marcelomaceo

      Oi Tarcicio, vc viu nossa mentoria? (http://humana.social/mentoria)

  • Rafael

    Olá, ainda dá tempo de começar o curso?
    Eu teria disponiblidade para início imediato!