Democracia & Redes Sociais Módulo 12

Módulo 12

A DEMOCRATIZAÇÃO OU RADICALIZAÇÃO DA DEMOCRACIA
É possível democratizar a democracia? Os problemas da democracia representativa podem ser solucionados nos marcos da própria democracia representativa? Esses problemas podem ser solucionados com a abolição da democracia representativa? É possível reinventar a democracia? É desejável fazer isso?

Teste 12

Há várias combinações de sentenças que podem ser consideradas "corretas". Escolha sempre aquelas que lhe pareçam ser as melhores alternativas do ponto de vista da democracia.

 

01 – Escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia.
I - Uma democracia mais participativa seria necessariamente uma democracia radicalizada, no sentido de mais-democratizada.
II - A democracia já pode ser radicalizada localmente, mesmo quando, institucionalmente, nos países que a adotam, ainda permaneça restrita – sob o influxo de concepções liberais – às conhecidas formas representativas de legitimação de governos.
III - Só é possível radicalizar a democracia enquanto existir essa democracia formal, da qual sempre se diz – lembrando o juízo de Churchill – que é o pior regime do mundo excetuando-se todos os outros.
IV -  Se a democracia já pode ser radicalizada – mas não imediatamente no âmbito da política de Estado e sim na base da sociedade – isso tende a ocorrer em redes mais distribuídas do que centralizadas.

Escolha agora:
a) I
b) IV
c) II e III
d) I e IV
e) Todas as alternativas anteriores.
f) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

02 – Escolha a(s) pior(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia.
I - Uma democracia radicalizada – no sentido de democratizada – é, necessariamente, uma democracia cooperativa.
II - De um ponto de vista teórico, sem o liberalismo político não poderia ser colocada, em sociedades complexas, a questão da democratização da democracia.
III - De um ponto de vista prático, sem a democracia que conhecemos (a democracia realmente existente nos países contemporâneos que a adotam; ou seja, sem a democracia no sentido “fraco”) não se pode tentar radicalizar a democracia (ou seja, ensaiá-la em seu sentido “forte”), nem mesmo em âmbitos localizados da sociedade civil.
IV - A democracia pode ser vista como um caso particular de mudança cultural, uma brecha no sistema do patriarcado que surge como uma ruptura súbita das conversações de hierarquia, autoridade e dominação que definem todas as sociedades pertencentes a esse sistema.
V - Democracias radicalizadas (altamente democratizadas) podem se exercer em redes (altamente distribuídas), tanto mais democratizadas quanto maior for o grau de distribuição dessas redes.

Escolha agora:
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) V
f) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

03 – Qual é (ou quais são) o(s) principal(ais) problema(s) da democracia representativa?
a) A democracia representativa acaba sendo confundida pelos seus atores - para todos os efeitos práticos - com sistema eleitoral, não tendo proteção eficaz contra o uso da democracia (notadamente das eleições) contra a própria democracia.
b) A democracia representativa, ao virar um modo político de administração de uma estrutura desenhada para a guerra (o Estado-nação), adotou, ela própria, uma dinâmica adversarial (dita competitiva) que dificulta a constituição de um sentido público.
c) a democracia não tem proteção eficaz contra o discurso inverídico, sobretudo contra o populismo.
d) Todas as alternativas anteriores.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

04 – Escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia.
I - Não é possível resolver os problemas estruturais (ou "genéticos") da democracia representativa aperfeiçoando os mecanismos da democracia representativa.
II - Não é possível resolver os problema estruturais (ou "genéticos") da democracia representativa com a abolição da democracia representativa.
III - A democracia não é uma sociedade ideal. A democracia é um movimento de desconstituição de autocracia. Ou seja, é o processo de democratização.
IV - Não há um modelo de democracia que possa servir de referência para dizer o que é e o que não é democracia. Toda vez que o processo de democratização consegue, mesmo intermitentemente, prosseguir, dizemos que estamos numa democracia, devendo-se entender por isso o seguinte: estamos conseguindo tornar modos de regulação de conflitos menos autocráticos e padrões de organização menos hierárquicos.
V - A democracia está sempre sujeita a retrocesso quando restringe-se a liberdade, viola-se a publicidade, frauda-se a eletividade, falsifica-se a rotatividade, descumpre-se a legalidade e degenera-se a institucionalidade. Quando algumas dessas coisas são feitas a partir de certo grau que começa a inviabilizar a continuidade do processo de democratização dizemos que não estamos mais numa democracia (ou seja, que a democracia que temos não está mais conformando-se como um ambiente favorável a caminharmos em direção à democracia que queremos).

Escolha agora:
a) I e II
b) III e V
c) II e IV
d) I e III
e) II e V
f) Todas as alternativas anteriores.
g) Nenhuma das alternativas anteriores.


05 - Considere os regimes vigentes em cerca de 200 países atualmente existentes no mundo como passíveis de ser classificados nas cinco categorias abaixo:
I - Autocracias (ditaduras)
II - Democracias em processo de autocratização (ou protoditaduras)
III - Autocracias em processo de democratização
IV - Democracias parasitadas por governos populistas (ou neopopulistas) manipuladores e outras formas flaweds de democracia
V - Democracias representativas plenas

Qual na sua avaliação a porcentagem aproximada de países que se enquadram nas categorias acima:
a) I = 30%; II = 10%; III = 5%; IV = 40%; V = 15%
b) I = 40%; II = 20%; III = 10%; IV = 10%; V = 20%
c) I = 10%; II = 5%; III = 15%; IV = 20%; V = 50%
d) Nenhuma das alternativas anteriores

 

06 - A democracia pode ser reinventada?
a) Sim, é possível reinventar a democracia. Se a democracia não pudesse ser reinventada, ela não poderia ter sido inventada.
b) Sim, é possível. Se não fosse os modernos não a teriam reinventado.
c) Não, democracia é política e a política é o que é, não havendo condições de mudar sua natureza (a relação amigo-inimigo).
d) Pode até ser possível mas é improvável, pois a democracia não se realiza a não ser em condições excepcionais. Na maior parte do tempo a política não foi democratizante: apesar da onda democrática mundial do último século, nos últimos seis milênios a democracia não passou de uma experiência localizada, frágil e fugaz.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

07 - Examine as sentenças abaixo:
I - Só os democratas que sentem as limitações da democracia realmente existente à continuidade do processo de democratização podem desejar reinventar a democracia.
II - Como a democracia não é uma necessidade (em termos econômicos), o desejo de reinventá-la não é generalizado e, assim, será sempre o desejo de minorias.
III - A democracia é desejável apenas na medida em que ela produzir prosperidade.
IV - Não há, na verdade, qualquer conexão causal entre democracia e crescimento econômico. Os "dragões" e os "tigres" do Sudeste Asiático são economias em expansão sem que haja Estado de direito ou democracia.
V - A liberdade não é fornecida pelo Estado e nem tampouco pela Economia, mas, no final das contas, apenas por nossas próprias ações.

Escolha agora aquelas alternativas que lhe parecem melhores do ponto de vista da democracia:
a) III e IV
b) I e II
c) I, II, IV e V
d) II e IV
e) I, II e V
f)Nenhuma das alternativas anteriores.

Formulário para resposta

Deixe seu comentário
  • Betto Teixeira

    Cheguei por aqui… indo para o teste…

  • Lus

    OK!