Módulo 6
A política é uma continuação da guerra por outros meios? A política democrática é uma “arte da guerra” ou uma “arte da paz”? A democracia é uma questão de ‘modo’ ou uma questão de ‘lado’?
Teste 6
Há várias combinações de sentenças que podem ser consideradas "corretas". Escolha sempre aquelas que lhe pareçam ser as melhores alternativas do ponto de vista da democracia.
01 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia:
I - Guerra sempre envolve algum grau de violência física.
II - Guerra é, essencialmente, violência.
III - A guerra é um engendramento social que visa a construir inimigos como pretexto para erigir hierarquias regidas por modos autocráticos de regulação de conflitos.
IV - Pode-se fazer guerra não-violenta: basta ter uma estratégia e aplicar uma tática de não-violência contra um inimigo, pois toda vez que há estratégia e tática para lutar contra inimigos é sinal de que há guerra (desde que o modo de vida da sociedade que faz isso passe a ser regido pela necessidade de se precaver contra os inimigos; quer dizer, contra o outro que foi construído como inimigo).
V - O objetivo da guerra não é destruir os inimigos e sim mantê-los (como inimigos), sem o quê não é possível reproduzir os sistemas de dominação social.
Escolha agora:
a) I
b) II
c) III e V
d) IV
e) III, IV e V
f) Nenhuma das alternativas anteriores.
02 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia:
I - A guerra contra os inimigos da democracia é boa para a democracia.
II - Não há guerra boa, do ponto de vista da democracia.
III - A guerra sintetiza o contrário da democracia: nega-se a legitimidade do outro, desvaloriza-se sua opinião – a ponto de não se permitir sequer o seu proferimento – e abole-se totalmente os espaços (públicos) onde as opiniões dos cidadãos possam interagir e se polinizar mutuamente (por meio da conversação na praça, i. e., no espaço público).
IV - Não há guerra boa, também, do ponto de vista humano. Não há um bom combate contra as forças do mal (posto que a operação de separar o bem do mal já está na raiz da guerra). A guerra é - em si - o mal.
Escolha agora:
a) I
b) II e III
c) II, III e IV
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
03 - Sobre a paz posso afirmar:
a) Paz é não-violência.
b) Paz é não-guerra.
c) Paz é ausência de conflito.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
04 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia:
I - Ainda que a não-violência seja desejável, paz não é não-violência e sim não-guerra.
II - O conflito não é uma disfunção que precise ser suprimida. O problema não é o conflito, mas o modo de resolver o conflito.
III - Ao tratar o conflito de modo pacífico (ou melhor, pazeante), inventamos a democracia.
IV - A paz não é um objetivo a ser alcançado depois de uma guerra vitoriosa, mas um caminho não-guerreiro de desobediência civil e política que desconstitui as bases (de obediência) sobre as quais se assenta as organizações hierárquicas regidas por modos autocráticos.
V - A paz é desobediência a um poder que se institui e mantém pela guerra, quer dizer, com a construção e manutenção de inimigos como artifício para reproduzir sistemas hierárquicos regidos por modos autocráticos.
Escolha agora:
a) IV e V
b) I e II
c) III
d) Todas as alternativas anteriores.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
05 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia:
I - Tudo que constrói e mantém inimigos é guerra. Não importa se isso é feito por meio da guerra quente ou violenta, da guerra fria (que não é assim tão menos violenta) ou da política pervertida como arte da guerra: tudo é guerra.
II - Toda vez que há estratégia e tática para lutar contra inimigos (não para destruí-los - como se pensa - e sim para mantê-los como inimigos), há guerra.
III - A guerra é inevitável em sociedades de classes, porque os inimigos de classe existem objetivamente e não dependem de nossas escolhas ou de nossa vontade de transformá-los em inimigos.
IV - Se a guerra não fosse natural as formigas não guerreariam com as vespas e os macacos não se organizariam em bandos beligerantes.
V - Se a guerra não fosse uma contingência da natureza humana em sociedade, tribos indígenas não fariam guerras entre si.
VI - Se a guerra não emanasse dos conflitos sociais, grupos de jovens ditos civilizados não se engajariam em brigas de rua.
Escolha agora:
a) I e II
b) III
c) IV, V e VI
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
06 - Se fazemos uma guerra para tirar alguém do poder e nos organizamos em seguida para manter e reproduzir também um poder (o nosso "novo" poder, mas com as mesmas características morfológicas e funcionais, com a mesma estrutura hierárquica e a mesma dinâmica autocrática do "velho" poder que derrubamos), o que é isso?
a) Revolução
b) Conservação ou reprodução
c) É apenas uma manifestação da dinâmica própria da política.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
07 – Examine as sentenças abaixo e escolha a(s) melhor(es) alternativa(s) do ponto de vista da democracia:
I - Existe um homo hostilis (inerentemente competitivo) condenado a lutar eternamente para fazer prevalecer seus interesses (egotistas) sobre os dos demais.
II - O progresso humano é consequência do avanço tecnológico de um homo faber (fabricante de ferramentas, que logo poderão ser eventualmente usadas como armas).
III - Existem formas de organização social que são “naturais” ou inevitáveis para o estabelecimento do necessário controle social sem o qual a sociedade seria destruída por seus inimigos externos ou por seus próprios integrantes.
Escolha agora:
a) I
b) II
c) III
d) Todas as alternativas anteriores.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
08 - Em sua opinião, o que é a política?
a) A ciência de governar.
b) Uma técnica para chegar ao poder.
c) A “arte da guerra” sem derramamento de sangue.
d) Um meio de conquistar o poder e nele se manter.
e) Um modo não-violento de regular os conflitos que ocorrem na sociedade.
f) Um modo não-guerreiro de regular os conflitos que ocorrem na sociedade.
g) Nenhuma das alternativas anteriores.
09 - Com quais das seguintes afirmações você concordaria?
a) A política é uma continuação da guerra por outros meios (essa é a chamada fórmule-inverse de Clausewitz-Lenin).
b) A política, diga-se o que se quiser dizer, é sempre, em alguma medida, uma forma de juntar os amigos para destruir ou derrotar os inimigos.
c) O objetivo da política é sempre fazer com que a resultante da correlação de forças aponte numa direção que favoreça à realização do nosso projeto (político).
d) A política é um modo de celebrar pactos de convivência que assegurem a estabilidade da vida humana em sociedade.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.
10 - A política realmente existente nas sociedades de hoje ainda é:
a) A arte de impedir as pessoas de participarem dos assuntos que propriamente lhes dizem respeito.
b) A arte de fazer o que é possível ser feito.
c) A arte de conquistar e reter o poder.
d) A arte de fazer com que um projeto predomine sobre os demais.
e) Um meio para se obter a vitória numa disputa.
f) Nenhuma das alternativas anteriores.
11 - Por que existe política no mundo?
a) Porque existem conflitos (os conflitos políticos stricto sensu) que se não forem solucionados acarretam a decomposição da ordem social. A política, neste caso, seria o uso de um tipo de poder – que se caracteriza pela exclusividade do uso da força – capaz de resolver tais conflitos.
b) Porque existem conflitos (os conflitos políticos) que se não forem solucionados impedem a convivência pacífica entre os seres humanos. A política, neste caso, seria a “arte” de impedir que o tecido social se deteriore pela aplicação de um modo de solução de conflitos que evite o seu desfecho violento.
c) Simplesmente porque os seres humanos inventaram modos de celebrar pactos de convivência para regular a sua vida coletiva, mediando os conflitos de forma a não inviabilizar a convivência social.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
12 - Segundo a alternativa (a) na Questão 11 (acima) a política é o uso do poder político para impedir a desordem (a manutenção do domínio do Estado, a ciência do estrategista). Já segundo a alternativa (b), é um modo de resolver conflitos para evitar a guerra (a manutenção do “tecido social”, a “arte” do tecelão). Pode-se dizer então que a finalidade compatível com a natureza da política (ou o seu sentido):
a) É manter a ordem ou a paz.
b) É evitar que os conflitos destruam a coesão social ou inviabilizem a convivência.
c) É a liberdade, pois na política (quer dizer, na política democrática, a única que se pode propriamente chamar de política em termos coletivos) os conflitos são regulados pela interação das opiniões existentes na comunidade política e, portanto, é necessário que essas opiniões possam se manifestar livremente.
d) Nenhuma das alternativas anteriores.
13 - Segundo Carl Schmitt (1932) a política é a esfera das relações amigo-inimigo. É combater - para preservar o próprio modo de vida peculiar - o inimigo político, a alteridade que representa a negação do próprio modo de existir. Assim a política é definida pelo fim da sobrevivência do grupo: a conservação e a afirmação da sua identidade. Em que medida você concorda com isso? Escolha a(s) melhor(es) alternativa(s):
a) Amigo em política é aquele que está de acordo com nosso projeto.
b) Todo aquele que não está de acordo com nosso projeto é um inimigo político.
c) Inimigos políticos devem ser derrotados e destruídos (antes que nos derrotem ou destruam).
d) Não é possível transformar inimigos políticos em amigos políticos. Trata-se, portanto, de combatê-los, desconstituindo-os como seres (agentes ou atores) políticos.
e) Nenhuma das anteriores, de vez que a política não é a luta e sim impedir a luta, não é combater por si próprio, mas resolver e superar o conflito antagônico e impedir que volte a surgir.
f) Nenhuma das alternativas anteriores.
Formulário para resposta