Democracia & Redes Sociais Módulo 2

Módulo 2

UMA ABORDAGEM SOCIAL DA DEMOCRACIA
Por que e como foi inventada a democracia: há uma explicação propriamente social para a questão? Qual seria uma abordagem da democracia compatível com mundos de alta interatividade (como os que, em certa medida, já estamos vivendo)?

Teste 2

Há várias combinações de sentenças que podem ser consideradas "corretas". Escolha sempre aquelas que lhe pareçam ser as melhores alternativas do ponto de vista da democracia.

 

01 - Os teóricos da democracia não costumam explicar, de um ponto de vista social, por que e como foi inventada (pela primeira vez) a democracia. Por que?
a) Porque não estabelecem as conexões necessárias e não reconhecem os padrões sem os quais não se pode desvendar o sentido das configurações coletivas que se constelaram.
b) Porque tomam por social aquilo que diz respeito às condições de vida (em geral de sobrevivência) das populações e não à fenomenologia da interação, quer dizer, o fluxo da convivência social.
c) Porque ficaram presos aos esquemas explicativos da modernidade que replicavam visões em que o social era uma espécie de epifenômeno (na verdade, para a maioria deles só existiam os indivíduos, o mercado e o Estado) e, assim, não conseguiram perceber os condicionamentos recíprocos entre o padrão (social) de organização e modo (político) de regulação.
d) Todas as alternativas anteriores.
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

02 - Os analistas políticos, em sua maioria, pensam a partir de um conjunto de pressupostos, raramente discutidos porquanto tomados como verdades evidentes por si mesmas. Quais dos pressupostos abaixo você avalizaria?
I - O ser humano é inerentemente competitivo e faz escolhas racionais tentando maximizar a satisfação de seus interesses egotistas.
II - Sem líderes destacados não se pode mobilizar e organizar a ação coletiva.
III - Nada pode funcionar sem um mínimo de hierarquia.
IV - O conteúdo (do que flui) é relevante para explicar a "realidade" (o que acontece).

Quais você avalizaria (pode marcar mais de uma opção):
a) I
b) II
c) III
d) IV
e) Nenhum.

 

03 – Examine as 4 afirmações abaixo e escolha em seguida 2 boas alternativas do ponto de vista da democracia:
I - Do ponto de vista social, a democracia é um erro no script da Matrix. Não se explica de outra maneira. Não era necessária. Nem foi o resultado de qualquer “evolução” social.
II - A democracia foi necessária para legitimar o modo de dominação dos homens livres de Atenas sobre os escravos, os estrangeiros e as mulheres.
III - A democracia não surgiu dos interesses privatizantes de alguma corporação. Surgiu em uma cidade no mesmo momento em que nela se conformou um espaço público.
IV - O espaço público que surgiu em Atenas com a primeira invenção da democracia, não era realmente público porquanto dele só podiam participar os homens livres e não os escravos, os estrangeiros e as mulheres.

Escolha agora:
a) II e IV
b) I e III
c) I e IV
d) II e IV
e) II e III
f) I e II
g) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

04 – Examine as 10 afirmações abaixo e escolha em seguida as melhores alternativas do ponto de vista da democracia:
I - Movimentos de desconstituição de autocracia são, em geral, acompanhados por movimentos de desconstituição de hierarquia.
II - Processos de democratização tenderão a ter continuidade na medida em que as sociosferas onde ocorrem forem adquirindo uma topologia mais distribuída do que centralizada.
III - Quanto mais centralizada for a topologia da rede social, menos chance terá o processo de democratização de prosseguir.
IV - Mesmo em padrões mais distribuídos do que centralizados da rede social, ainda assim é necessário que haja ação política para instaurar modos de regulação crescentemente democráticos.
V - Quanto mais centralizada for a topologia da rede social, menos chance terá o processo de democratização de prosseguir.
VI - Ações políticas democratizantes ou serão acompanhadas por mudanças estruturais que tornem a rede mais distribuída ou terão menos chances de prosseguir (e de perdurar).
VII - Assim como a democracia pode ser tomada, no sentido "forte" do conceito, como movimento de desconstituição de autocracia, as redes distribuídas podem ser tomadas como movimentos de desconstituição de hierarquia, sendo que esses processos estão ligados, não por causalidade direta nem automática e sim por condicionamentos recíprocos.
VIII - Tanto a expansão da liberdade quanto a incidência da cooperação (que ocorre na medida em que a rede se torna mais distribuída) são atributos do modo como os seres humanos se organizam (e nada mais).
IX - Não há uma fórmula organizativa capaz de produzir automaticamente liberdade sem política. É o processo político de desconstituir autocracia que amplia os graus de liberdade. E é o processo de netweaving, de desconstituir hierarquia, que amplia a cooperação.
X - A democracia é uma espécie de "metabolismo" da rede social, cujo "corpo", a estrutura, o hardware, é dado pelo padrão de organização. Mas o padrão de organização apenas condiciona possibilidades. O "metabolismo" (essa dinâmica do modo de regulação) não é uma imanência, não emerge automaticamente da estrutura, em função do seu padrão de organização. Democratização (do modo de regulação) e distribuição (da rede) acontecem ao mesmo tempo, ou melhor, são fenômenos acompanhantes, sinergicamente acompanhados um do outro, mas não causados um pelo outro.

Escolha agora:
a) I, II, IX e X
b) Apenas a X é uma boa alternativa
c) II, III e IV
d) Apenas VII e VIII são boas alternativas
e) Apenas a V e VI são boas alternativas
f) Nenhuma das alternativas anteriores.

 

05 - Supõe-se que na Atenas do século 5 configurou-se uma rede de conversações na praça do mercado com significativo grau de distribuição. Sobre essa hipótese podemos afirmar:
a) Sem isso a democracia não poderia ter sido inventada
b) Sem isso a democracia não teria perdurado por dois séculos (entre 509 e 322 a. E. C.)
c) Só por isso ela não surgiria, já que foi uma invenção mesmo
d) Todas as alternativas anteriores
e) Nenhuma das alternativas anteriores.

Formulário para resposta

Deixe seu comentário
  • Rodrigo

    Olá. Boa tarde a todos. Sobre a questão 4. Todas as afirmações procedem, a meu ver. Todavia, respondi alternativa “A” por entender que as afirmações I, II, IX e X são melhores. De qualquer forma, me pareceu confuso, visto que as alternativas “A” e “C” também são corretas. Sugiro acrescentar a palavra “apenas” nas alternativas “A” e “C”. Assim, não haveria dúvidas que a alternativa “F” seria a única correta.

  • Pá Falcão

    Fico pensando nesse processo de transição…

  • Osmar Capacle

    Ok. Entendi e reconheço que exista mesmo essa sabedoria ‘ancestral’. Obrigado pelo esclarecimento.

  • Osmar Capacle

    Olá. Pergunta 5 do Teste 1, alternativa C. Tenho uma questão: Considerando que o que chamamos de Civilização, esta forma de organização social da humanidade que começou a se desenvolver a 6 mil anos sempre foi autocrática, a sabedoria tradicional, que gerou tradição, não seria também autocrática? Quanto a pergunta 4 de Teste 2 acredito que a resposta seja realmente a alternativa (f).

    • augustodefranco

      Mas talvez haja uma parte da sabedoria tradicional (não no sentido estrito da palavra Tradição e sim no sentido de ancestral) que não derivou do complexo Estado-Palácio-Templo da Mesopotâmia antiga e suas réplicas. Existem raízes xamânicas no Tao, existe a sabedoria das sociedades neolíticas e, mesmo, das tribos pré-patriarcais. Existe uma espiritualidade terrestre, pré-religiosa. E existe, por incrível que pareça, uma sabedoria dos animais…

  • Osmar Capacle

    Bom dia pessoal. Tive um pouco de dificuldade para me logar aqui, más agora acho que deu certo, rs. Então não respondi a pergunta 5 do Teste 1 pois considero todas as alternativas incorretas, e não respondi a pergunta 4 do Teste 2 pois considero todas as alternativas boas. Alguém poderia me ajudar nisso? Abração a todos.

    • augustodefranco

      Claro, Osmar. Guenta aee um pouco!

      • Osmar Capacle

        Blzzzz

    • augustodefranco

      No caso da pergunta 4 do Teste 2, sempre se pode marcar nenhuma das alternativas (f), se se considera que todas estão corretas, Osmar. No caso da pergunta 5 do Teste 1, reflita mais um pouco sobre a alternativa C

  • augustodefranco

    Ôpa! Já estamos no Módulo 2